Visão global e pessoal, sobre temas da actualidade Nacional.
publicado por João Ricardo Lopes | Quarta-feira, 10 Junho , 2009, 06:54
Foi dura. Muito dura a mensagem do Sr. Presidente da Republica neste 10 de Junho e da qual ninguém pode fugir. Políticos ou sociedade civil.
Do que foi afirmado pelo Sr Presidente, cavaco Silva, podemos extrair muita coisa e interpretá-las de várias formas, sendo que a principal delas tem a ver com a falta de credibilidade dos nossos "profissionais da política". É certo que no meio existe muita gente competente a quem não é dada a oportunidade de expor os seus pontos de vista, mas também não é menos verdade que estas mesmas personagens não fazem muito por aparecer, quiçá temendo que a exposição prejudique as suas vidas e o seu posicionamento na hierarquia dos partidos.
Voltando ao discurso do Presidente, vemos claramente um aviso quanto à necessidade de participação mais activa dos cidadãos na vida política. Já o disse em outros textos que a vida é, por si só, um acto político e que é necessário participar activamente nas decisões que influem directamente com a nossa vida. Por muito que seja cómodo deixar que outros decidam por nós, não é essa a melhor solução.
Na classe política passa-se o mesmo. Em meu entender e em muitos casos não tem havido empenho na resolução dos problemas que graçam na nossa sociedade. Nem mesmo a grave crise económica fez parar alguns dos nossos políticos e po-los a pensar a sério nas melhores soluções para a resolver. Julgo até, sem querer acreditar, que para alguns é mais oportuno que assim seja, pois quanto mais tempo passa mais o povo fica "mole" e sem vontade de reagir. É uma espécie de anestesia geral generalizada...
Como será possível pedir sacrifícios aos Portugueses, se quem os governa prepara-se para gastar ainda mais e para além das possibilidades, hipotecando ainda mais o futuro do País? Como pensam mudar a atitude passiva de alguns, se as decisões que tomam não revelam nem dão esperança aos que mais sofrem? De que valem as trocas de mimos públicos, que mais não servem que para ganhar audiências e tempo de antena?
Esteve bem o Sr. Presidente no dia de hoje. Há dias deixei no ar a pergunta: onde pra o nosso PR? Parece-me que estava em estágio! Assistamos ao desenrolar da partida.
João Ricardo Lopes

mais sobre mim
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12

15
16
17
18
19
20

21
22
23
25
26
27

29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO