Visão global e pessoal, sobre temas da actualidade Nacional.
publicado por João Ricardo Lopes | Domingo, 10 Janeiro , 2010, 22:36

Caros leitores.

Antes de mais quero expressar o melhores votos de bom ano, pleno de realizações e de muito e bom desporto, com o futebol em particular.

Não fora a "promiscuidade"  da extensão das jornadas por força das transmissões. televisivas ou pela falta de pernas das nossas equipas ( sempre no rescaldo das provas europeias), estaríamos hoje no final da primeira volta do nosso campeonato.

Assistimos este ano - até agora - ao aparecimento absolutamente incontestável do Sporting  Clube de Braga no primeiro lugar da classificação.

Não vou  puxar o filme e rebater os pontos conseguidos. Estão lá e isso é o que vai ficar na história. Também ão podemos negar que esta classificação, é fruto do bom trabalho da equipa e dos seus treinadores e dirigentes. Vamos ver o que nos reserva a 2ª volta.

O Benfica, depois de um arranque como há muito não se via, entrou, na parte final num período de menor consistência. Nada de estranhar dado o elevado volume de jogos e a intensidade dos mesmos, no entanto, conseguiu manter-se colado ao Braga e essa é uma luta interessante de acompanhar.

O F C. do Porto, habituou-nos à monotonia da liderança. Desta feita não foi assim e não fora a fraquíssima prestação leonina, estaria talvez ainda mais em baixo. Começou mal, mas com o passar do tempo foi compondo a equipa e recuperando os passas em falso, desperdiçando a oportunidade de ultrapassar o Benfica na sua deslocação à Luz..

Nacional e Rio Ave, têm feito um campeonato positivo, sendo que no caso dos primeiros acho que os jogos da liga Europa trouxeram muita responsabilização e por consequência prejuízos à formação. Já o Rio Ave, também tem feito um bom campeonato e pode muito bem continuar assim.

Quanto ao Sporting... muito haveria para dizer. No entanto, acho que ficou bem patente que, para além da questões meramente desportivas e de incompetência técnica ou não da equipa,  o Sporting foi claramente prejudicado a partir de dentro.

Não fora a incompreensível decisão de J. E B. ( Presidente) em manter no comamdo da equipa Paulo Bento que, manifestamente tinha ultrapassado o seu tempo em Alvalade.

A sua teimosia e até arrogância, fizeram com que o Sporting tivesse perdido tempo e pontos preciosos o que faria com que a pontuação do clube fosse outra e a consequente distância para os líderes também. Mas não foi e agora há que fazer os possíveis para tentar terminar a época com a dignidade pontual que lhe é devida.

Na restante tabela, posicionan-se os clubes que irão lutar até ao fim para a manutenção e, entre estes saliento o Guimarães e o Marítimo. Penso que estes dois serão os lutadores por um lugar europeu..

Mais uma vez gostaria de relembrar que, estes textos são resultados das minhas análises e nada têm a ver com  clubismo exacerbado. Acredito que todos os clubes da nossa liga dão sempre o seu melhor, mas sei que as limitações existem e há clubes muito mais limitados que outros.

Não deixo também de relembrar o que afirmei no início destes escritos. Sou SPORTINGUISTA mas isso não me impede de "Tentar" emitir a minha opinião em cada jornada. Não pretendo ser exaustivo, mas o mais directo possível.

Um abraço

João Ricardo Lopes - Abraveses/Viseu


mais sobre mim
Janeiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30



pesquisar neste blog
 
blogs SAPO