Visão global e pessoal, sobre temas da actualidade Nacional.
publicado por João Ricardo Lopes | Domingo, 14 Fevereiro , 2010, 23:00

Não vou perder muito tempo a falar sobre mais um jogo sem história do Sporting.

Falta de organização, ambição e, acima de tudo, dignidade.

O grupo que compõe o lote de jogadores do Sporting, carece urgentemente de uma grande dose de auto confiança e de orgulho em defender as cores do clube. Eles e os dirigentes. Estes últimos, são grandes responsáveis pelo actual momento desportivo.

No jogo da luz, assistimos a um Benfica em clara contenção - vem aí a Liga Europa - . Terá sido por aqui que passou o problema? Terão os jogadores do Benfica interiorizado que por jogarem contra o ultimo, acabariam por marcar e passar um fim de tarde tranquilo?

Em meu entender, o Benfica denota um certo cansaço. Compreensível, mas latente.

Não cabe aqui, longe disso, desvalorizar o campeonato do Benfica até aqui. Saliente-se também, a muito boa exibição do Belenenses. Entrou sem medos e olhou de igual para igual com o Benfica. Pena estar tão mal colocado na tabela.

F C do Porto defrontou o Leixões. Um jogo em que nenhum dos intervenientes queria ou odia perder, sob pena de perder o comboio para o título - FC Porto -  e o acentuar da distância na luta pela manutenção - Leixões -.

Com um novo treinador e o pouco tempo que teve, o Leixões fez o que se impunha. Defendeu!  Já o Porto, com razões para ter queixas da arbitragem (mais uma vez), não fez tudo o que podia para ganhar. O FC do Porto, na senda de toda a época, não consegue dar continuidade as exibições. Sabemos que tem pela frente um jogo importante, mas isso não pode explicar tudo. A falta de clarividência da equipa, que nem a entrada de Ruben Micael e as boas prestações de Falcão. A falta de Sapunaru e Hulk não pode, numa equipa desta envergadura, justificar tudo.

Quanto ao Braga, mais uma vitória. Mais 3 pontos e a possibilidade de as contas do Benfica saírem furadas. Já só está a um ponto.

No que toca ao jogo, não fez, o Braga, uma exibição de encher o olho. confirmou a união do grupo, o querer e o acreditar que é possível chegar ao título.

O Braga é, incontestavelmente, um grande merecedor do lugar que ocupa. Esteve 16 jornadas no comando num total de 19 . Só não continuou por força da utilização por parte do Benfica, de uma possibilidade legal de antecipação do jogo relativo à 20ª jornada com a U. de Leiria.

Julgo que o Sporting de Braga demonstrou hoje, mais uma vez, o que provoca em campo a falta de Vandinho e Mossoró. Notou-se a falta de todos os automatismos criados na equipa até à saída destes dois elementos. Podemos pois referir, que dentro deste pressuposto, o Braga continuou a demonstrar estar preparado para as adversidades que vão surgindo. 

Uma palavra também para o bom desempenho do Marítimo. Com um futebol cauteloso, jogando forte no contra-ataque, merecia melhor sorte. Talvez que um pouquinho mais de ambição pudesse, a meu ver, causar maiores embaraços ao Braga e , quem sabe, outro resultado.

Quero aqui expressar o meu repúdio pelo lance que origina o 2º golo do Braga. Um erro CLAMOROSO do auxiliar que acompanhava o ataque do Braga no 2º tempo. Uma bola que saiu pelo menos um metro fora do campo e que, Ele, olhando fixamente a jogada e a bola deixou passar em claro, manchando assim a exibição de toda a equipa de arbitragem.

Na parte que diz respeito ao acesso á Liga Europa, tanto Leiria como Nacional, deixaram escapar a possibilidade de ultrapassar o Sporting - Leiria -  e uma maior aproximação  - Nacional - . Faltando o jogo entre Naval e Guimarães, em caso de vitória dos últimos, ultrapassam Nacional da Madeira com 26 pontos, recebendo o Leixões na próxima ronda.

Ainda há muito futebol e muita bola para rolar.

João Ricardo Lopes - Abraveses/Viseu


mais sobre mim
Fevereiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27



pesquisar neste blog
 
blogs SAPO