Visão global e pessoal, sobre temas da actualidade Nacional.
publicado por João Ricardo Lopes | Domingo, 02 Maio , 2010, 22:40

A bola está quase a deixar de rolar nos relvados portugueses.

Com a jornada de hoje ficaram por decidir apenas o referente a atribuição do título e ao que ao 5º lugar diz respeito.

Para esta última situação, o Vitória de Guimarães defrontará o Marítimo que, com a vitória de hoje fica a uma vitória de alcançar a liga europa.

Será certamente um jogo escaldante.

definida também a quetão da descida à Liga Vitális. Desta vez, o Belenenses não conseguiu (ainda) nenhuma outra forma de evitar este desfecho. Quanto ao Leixões, acabou por se concretizar o que se previa desde o início da época. Falta de estrutura, falta de dinheiro, falta de matéria prima.

Por entre os outros resultados, há duas notas que me merecem saliência: a primeira, a permanência do Olhanensena 1ª liga e a confirmação da "desgraçada" época do Sporting.

Mais uma vez, a equipa deixou a imagem de um conjunto sem rumo, desorientado e sem ambição. Revelou-se ao longo desta época a falta de qualidade futebolística objectiva e, o que para mim ainda é pior, a falta de de qualidade directiva.

Como sportinguista, doeu ver a forma displicente como a época foi tratada. Desde a eleição de José Eduardo Betencourt, que Sporting não teve rumo. Colou-se ao então treinador Paulo Bento que deveria ter saído no início da época. Não promoveu o esforço para contratações de vulto e deixou a equipa num mar revolto e sem bóias de salvação. Quanto Paulo Bento, cometeu o pecado da gula. Saíu pela porta pequena quando o poderia ter feito de forma muito mais airosa. depois, veio a questão da contratação do treinador que, depois de algumas tentativas frustradas, acabou por recair em Carlos Carvalhal.

Não se pode dizer que o trabalho efectuado tenha sido negativo entre tanta turbulência interna. Conseguiu repor alguma qualidade no grupo e que apenas não conseguiu alcançar melhor classificação e viu gorada a possibilidade de um brilharete na Liga Europa. A meu ver também, a entrada de Costinha para a direcção técnica, não trouxe a tranquilidade e a objectividade necessária e desejada. 

Espero sinceramente que o defeso possa trazer outra forma dever o grupo de trabalho e preparar adequadamente a próxima temporada, mesmo com o Mundial de Futebol pelo meio.

Sobra o FC do Porto. Fica com o 3º lugar que, em face da época pouco convincente, acaba por ser um prémio justo. Um prémio à luta contar as adversidades da época.

Vão pois, Benfica e Braga, discutir o título de campeão nacional. Com opositores que já nada têm a perder ou ganhar. Rio ave e nacional, até podem estragar as respectivas festas.

Uma coisa é certa. Haja o que houver, ganhe quem ganhar, Benfica e Braga são quem realmente merece as respectivas posições alcançadas. repartiram durante a época a liderança da prova e tudo fizeram para chegar ao fim da forma como chegaram.

Vejamos o que nos vai trazer a derradeira jornada do nosso futebol.  


mais sobre mim
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22

24
25
26
28
29

30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO