Visão global e pessoal, sobre temas da actualidade Nacional.
publicado por João Ricardo Lopes | Domingo, 25 Setembro , 2011, 19:50
 

Acordo ou desacordo...concordar ou discordar!

Goste-se ou não do acordo ortográfico, Ele aí está a criar confusão e discussão.
Não sendo um grande entusiasta do mesmo, confesso que fico numa posição difícil perante a sua aplicação. Porque para quem, como eu cresceu a falar e a escrever na ortografia antiga e sendo brasileiro, convivi sempre com os dois lados da questão. Os textos que escrevo, ainda hoje, possuem um misto de grafia  que pode confundir quem os lê. Mais confuso fica , porque não existe ainda uma regra clara para a sua aplicação e o serem aceites as duas formas vai provocando um certo deixa andar... costumeiro nos dois lados do atlântico.Torna-se por isso difícil saber quando  e como aplicar as alterações.
 Mas onde, a meu ver, o problema  será enorme, será nas escolas. Não tanto nos escalões iniciais, mas nos do meio termo. Ou seja. Onde como diz o povo, a coisa nem será branca nem preta. Conversei já sobre o tema com os que como eu vão, ao correr da pena, discorrendo sobre o assunto e escrevendo ora assim ora "assado". Vemos com frequência e expressão - texto escrito ao abrigo do novo acordo - que visa justificar a escrita dos mesmos. Pergunto: será que foram mesmo? Quero crer que sim e tento encaixar e decorar as novas formas e fórmulas mas...não é fácil. Nada fácil mesmo! Procuro contudo não entrar em discussões fundamentalistas sobre o tema. Procuro  adaptar a minha escrita à nova grafia.
Deixo por isso , aqui e agora o pedido. Aos que por ventura possam cruzar as suas leituras com os meus escritos, o favor de procederem sempre e sem pudores, às correcções que entendam  justificadas.
Isto do acordo, funciona agora como o dinheiro... alguns têm-no mas não sabem usa-lo, outros sabem mas não o têm.

mais sobre mim
Setembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO