Visão global e pessoal, sobre temas da actualidade Nacional.
publicado por João Ricardo Lopes | Quinta-feira, 02 Fevereiro , 2012, 22:52

  • Há notícias que nos chocam. Há outras que causam estupefacção consoante os seus protagonistas. Esta, por exemplo, embora possa parecer, só causa estranheza a quem não se dá minimamente ao trabalho de acompanhar com alguma atenção a vida nacional, seja ela política ou económica. 
    Existe na Bíblia uma passagem onde se relata a revolta de Jesus contra os vendilhões do templo. Outra onde é relatada a traição de Judas e outras há do mesmo teor. Cinjo-me a estas duas, por considerar que ambas reflectem de forma clara a falta de carácter de algumas pessoas. 
    Não contesto, nem o posso fazer, a livre opinião de um qualquer cidadão. O que não consigo é compreender a falta de escrúpulos de algumas figuras públicas. O que ainda torna tais escolhas arrepiantes, é que resultam certamente de acordos e segundas intenções.  Bem sei que para alguns dos antigos fundadores do CDS, o facto de o partido ter passado por convulsões internas graves e por vezes desprestigiantes, foi motivo para o afastamento da luta política activa e entrar numa espécie de espera pelo momento apropriado para o regresso. Um poco como as cobras, que fingen-se de mortas para dar o bote e matar as suas presas. até poderia entender sem compreender tal atitude. A vdida passa depressa e os idealismos da juventude dão lugar, quase sempre, ao pragmatismo da vida quotidiana. O que ontem eram ideiais sólidos transformaram-se hoje, na mente de alguns, em meras e fugases recordações. Os que com eles partilharam horas de alegria ou angústia, fazem hoje parte do álbum de fotos e isso quando estas existem. Diz a expressão popular - «só faz falta quem está» e isso é certo. Fica no ar a pergunta: estará o Dr. Basílio Horta disposto a desculpar-se publicamente perante os seus colegas de bancada e os responsáveis do partido que hoje apoia,por tudo o que disse, num passado não muito distante, sobre José Sócrates? Sobre todas as vezes em que criticou e condenou a actuação política dos governos por Ele liderado?
    O Dr. Basílio Horta, em entrevista na entrevista que deu às revista Visão, afirma que hoje em dia só se pode ser Democrata Cristão no PS. Não estou de acordo com isso. Embora saiba que em muitos partidos tidos como democratas-cristão ( sobretudo na América Latina ), existe a "colagem a ideias e ideais do socialismos, ao contrário dos partidos da mesma área política quem na Europa, perfilham ideias liberais e conservadoras.
    Eis um resumo do que disse Basílio Horta: 
     «... O ex-fundador do CDS e agora deputado pelo Partido Socialista, Basílio Horta, considera que «hoje em dia, só no PS um democrata-cristão consegue fazer política».
    Em entrevista à revista «Visão», Basílio Horta diz que «o PSD e o CDS estão a prosseguir uma política liberal. E quem não é liberal e acredita num Estado justo e equitativo, não pode rever-se no modelo que está a ser construído».
    «O CDS é hoje o partido do dr. Paulo Portas, sem que dê grande relevo à ideologia», critica, e aponta que «dos dirigentes fundadores do CDS, não há praticamente ninguém que se mantenha, pelo menos na política activa, no partido». ...»
    De seguida, permito-me enunciar ( após pesquisa ) o que também entendo  ser a base da vivência Democrata Cristã.
     Democrata Cristão, por norma, respeita o que abaixo se transcreve:
    • «...É defensor da democracia, dos direitos humanos, do Cristianismo e dos princípios defendidos por esta religião e pretende implantá-los na sociedade a ponto de prentender subordinar o Estado e a vida social à moral cristã;
    • Reconhece a autonomia da Igreja face ao Estado;
    • É defensor da colocação do Estado ao serviço do Homem (e não o Homem ao serviço do Estado);
    • É defensor do princípio do personalismo, do princípio da solidariedade e do princípio da subsidiariedade (ou princípio da livre associação ou da sociedade civil);
    • Reconhece o papel das comunidades intermédias e combate o centralismo estatal;
    • É defesor da família como célula fundamental da sociedade;
    • É defensor da liberdade, nomeadamente a de ensino, a de religião e a de escolha dos sistemas sociais;
    • É defesor do humanismo económico, pretendendo implantar nas relações socio-económicas os princípios e valores ético-morais cristãos e defendendo que é aeconomia que serve o Homem (e não o Homem a servir a economia e o lucro);
    • É defensor da reformulação do capitalismo, apoiando por isso uma profunda reforma na empresa, como por exemplo a promoção da dignidade do trabalho, da participação dos trabalhadores na gestão da empresa e da distinção do lucro (uma legítima renumeração do capital investido na empresa) e do sobrelucro (os democratas cristãos defendem que este "lucro extra" deve ser distribuído equitativamente aos trabalhadores). ...»

                                                                                                                                (in Wikipédia)


    Já o disse, mais do que uma vez, que não estou de acordo com todas as directivas do atual CDS-PP ( Para mim sempre e só CDS ). Faço uso para tanto, da minha liberdade de expressão ainda não, e felizmente, mutilada. No entanto, julgo não ser correto e aceitável que antigos dirigentes; gente com muitas e grandes responsabilidades na vida Nacional contemporânea, se permita achincalhar o partido que lhe serviu de casa e base para a sua participação na vida  política nacional. 
    Disse em tempos o Dr Mário soares, que «...só os burros é que não mudam...» ... acrescento que, ele há "burros" e "burros"! E com isto não quero insultar, melindrar, ou mesmo...esquecer ninguém.
     Em suma. O Dr. Basílio Horta, ou outros antigos dirigentes do CDS, estejam ou não na política ativa devem,  se discordam da forma como o Dr. Paulo Portas conduz os destinos do partido, em comparecer e defender as suas ideias. A praça pública, deve ser, apenas e só,  um local para o lazer e o bem estar!


mais sobre mim
Fevereiro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO