A fase de grupos entrou hoje na fase final. É chegado o momento de todas as decisões.
No grupo A, França e África do Sul mediam forças e se Sul Africanos ainda tinham possibilidades de chegar aos oitavos, já os Franceses nada tinham a perder e só um milagre os poderia salvar. Para além disso, o outro jogo do grupo opunha dois adversários que sabiam, à partida que do resultado entre ambos dependia a continuidade em prova. E foi o que sucedeu
Agora resta a Uruguaios e Mexicanos, desfrutar de um pequeno, mas merecido descanso, e a preparação dos respectivos encontros dos oitavos de final.
No grupo B, sabendo-se que a selecção Argentina dificilmente poderia perder a qualificação, residia a questão de saber até onde iriam Coreia do Sul, Grécia e Nigéria.
Para os primeiros, a tarefa estava menos complicada, salvo se Grécia tivesse a arte e o engenho de vencer os Argentinos por margem capaz de ultrapassar a diferença de golos. Mas do outro lado, no outro jogo, defrontavam-se duas selecções com estado de espírito diferentes. Coreanos, praticamente apurados, e Nigerianos, a espera de um milagre.
Mas no futebol, só as vezes acontecem milagres. Hoje não foi o caso.
Agora, resta esperar pelos primeiros jogos dos oitavos. Sábado, 26 de Junho, Argentina x México e Uruguai x Coreia do Sul.
Pelo que vi até agora, Argentinos poderão seguir em frente...? Uruguai também poderá estar entre os oito melhores do mundo. A ser assim, América do Sul está em grande!